terça-feira, 3 de março de 2015

Lista de Filmes 2014

Filmes-2014_thumb5

 

Cada ano que passa tenho me rendido mais às séries. Antigamente eu ficava com preguiça porque série é tipo novela, você passa horas e horas acompanhando a jornada daqueles personagens, sendo que poderia ter gastado esse tempo para algo produtivo. Quando o resultado final é ótimo, você sente um mega prazer, sente que valeu a pena cada minuto. Mas e quando a série termina mal? Você se sente um bosta por ter desperdiçado suas horas preciosas com algo totalmente irrelevante.

As séries hoje em dia têm qualidade igual (ou muitas vezes melhor) do que os filmes, com a diferença que em vez de durar 2-3 horas, duram 10, 20, 30 horas. Se considerar que muitas séries têm chegado pelo menos à 6ª temporada, o tempo gasto pra assistir a uma série inteira pode chegar a 3-4 dias ininterruptos! Bom pros atores, que têm a possibilidade de realizar trabalhos de densidade incrível na construção dos personagens.

E o Netflix! Impressionante como ele mudou meu hábito de ver filmes e séries. Além, obviamente do bom e velho torrent que abriu todo um mundo de possibilidades e infelizmente praticamente deu fim às vídeo locadoras. É louco como o DVD está se tornando obsoleto. Não me lembro de nenhuma vez em 2014 que eu assisti a um filme inteiro em DVD. Bluray nem se fala, é uma tecnologia que eu nem cheguei a pegar de tão rápido passou.

De qualquer forma, acredito que o cinema nunca vai ser substituído por completo, porque nada substitui o prazer de entrar numa sala de cinema de verdade. Comprar o bilhete, comprar pipoca, esperar a luz apagar, assistir aos trailers ... e 2 horas depois sair daquele lugar com uma sensação de ter vivido uma verdadeira experiência. É todo um ritual que não se compara a assistir um filme na TV de casa.

Enfim, falando sobre os filmes que assistir em 2014, estes, pra mim, foram os melhores:

10 Filmes Q+ Gostei:

1. Relatos Selvagens

Seis histórias no melhor estilo “Um Dia de Fúria” que mostram diferentes reações a situações limite no dia-a-dia de pessoas comuns numa cidade grande, que no caso é Buenos Aires, mas poderia se passar em São Paulo, Nova York ou Tókio. Filme extasiante, com atuações incríveis, edição inteligente e emoção à flor da pele do começo ao fim. O cinema argentino nunca pára de se reinventar e surpreender!

 

2. O Grande Hotel Budapeste

Pra mim o melhor filme do Wes Anderson. É o auge da maturidade do diretor. Mantém a linda estética colorida e lúdica de sempre, os personagens esquisitos e interessantes, um humor refinado, mas com uma história ágil e empolgante. Uma verdadeira homenagem à arte de contar histórias. Um filme que diverte, envolve, emociona e deslumbra o espectador!

 

3. Ela

Retrato triste da solidão dos dias atuais, em que nos relacionamos mais com nossos aparelhos eletrônicos do que com os outros seres humanos ao nosso redor. Joaquim Phoenix é mestre em interpretar lindamente personagens introspectivos e socialmente desajustados e não poderia ser escolha mais acertada para o papel. Scarlett Johansson como sempre exala sensualidade, só que desta vez sem aparecer em nenhum momento, apenas dando voz ao sistema operacional pelo qual o protagonista se apaixona. Um filme triste, melancólico, romântico e ao mesmo tempo perturbador. Mais um acerto do diretor Spike Jonze.

 

4. Praia do Futuro

Karim Aïnouz já nos tinha presenteado com duas obras-primas (“Madame Satã” e “O Céu de Suely”). Como de costume, o diretor conduz a narrativa de forma sutil e poética, desta vez retratando um herói, um homem que vive para salvar as vidas dos outros, mas que não consegue salvar a si próprio das inconsistências da vida. Este é o milésimo trabalho de Wagner Moura com a preparadora de elenco Fátima Toledo, que mais uma vez resulta assustadoramente orgânico e verdadeiro. Jesuíta Barbosa, que despontou como nova promessa do cinema nacional em 2014 com o filme “Tatuagem”, constrói lindamente o personagem do irmão que é deixado pra trás e vai até Berlim para tentar “resgatá-lo”. O reencontro dos dois no hall do elevador é uma das cenas mais tocantes do cinema brasileiro.

 

5. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Um filme sobre amor: o amor dos pais pelo filho, o amor de um trio de amigos, o amor entre duas pessoas e a descoberta do primeiro amor. Um filme contra o preconceito: em relação à deficiência visual e à homossexualidade. Uma história sobre os dilemas da adolescência, em que você torce pelos personagens como se fizessem parte da sua vida. Um filme belo, sensível e humano, que mostra que o cinema nacional cada vez mais pode ser capaz de se diversificar com qualidade.

 

6. Clube de Compras Dallas

Típica história do sujeito carrancudo que se transforma num ser humano melhor depois que se descobre portador de uma doença terminal. Mathew MacConaghey faz um personagem machista e preconceituoso, que vivia regado a álcool, drogas e sexo, até que descobre que tem o vírus HIV. Jaret Leto interpreta um transexual aidético que acaba construindo uma relação de amizade com o colega que se encontra na mesma situação. Além da chocante transformação física a que os dois atores se submeteram, ambos constroem personagens complexos, com caracterizações primorosas, que, merecidamente, renderam um Oscar para cada um no ano passado.

 

7. Os Suspeitos

Do canadense Denis Villeneuve, mesmo diretor de “Incêndios” e “O Homem Duplicado” (baseado no livro do José Saramago), este filme conta a desesperadora história de dois casais vizinhos que têm suas filhas sequestradas durante um almoço de fim de semana. Diante da inabilidade da polícia, os pais resolvem procurá-las e fazer justiça por conta própria. A atmosfera do filme é tão tensão, que deixa o expectador com o coração na boca durante seus 153 minutos de duração, numa trama que brinca o tempo todo com nossas convicções. Sem contar com a assustadora atuação de Melissa Leo, de deixar literalmente com queixo no chão.

 

8. Tom Na Fazenda

Thriller psicológico sufocante de um dos diretores mais criativos e multifacetados da atualidade, o canadense Xavier Dolan. Como na maioria de seus filmes, além de dirigir, ele assina a produção, a trilha sonora, o figurino e ainda protagoniza o filme com uma atuação impressionante. “Tom na Fazenda” é sombrio e desconcertante, daqueles filmes que provocam uma mistura conturbada de sensações no espectador: angústia, excitação, medo e aflição.

 

9. 12 Anos de Escravidão

Terceira parceria do diretor Steve McQueen com o ator Michael Fassbender (os dois trabalharam juntos no ótimo “Shame” e em “Hunger”). Com elenco de peso, o filme tem cenas de violência bem explícita de virar o estômago, mas que denunciam as barbaridades cometidas em tempos de escravidão. Triste sem ser melodramático, violento sem ser apelativo, um dos melhores filmes sobre liberdade (ou a privação dela).

 

10. Frozen – Uma Aventura Congelante

Depois de vários lançamentos mais ou menos, finalmente a Disney lança uma animação de peso, do nível de “A Bela e a Fera” e “O Rei Leão”. Baseado no conto de fadas “A Rainha da Neve”, do dinamarquês Hans Christian Andersen (mesmo de “A Pequena Sereia”), “Frozen” tem visual deslumbrante, trilha sonora linda, personagens cativantes e ótimo roteiro, que inova ao subverter a velha fórmula da donzela que termina com o príncipe encantado, dando maior importância ao amor entre as irmãs. Aliás, apesar de ser baseado em um conto antigo, o desenho é super contemporâneo, tratando dilemas pessoais de uma forma muito coerente. Por exemplo, ao descobrir que Elza é “diferente” (tem o poder de transformar o que quiser em gelo), seus pais a obrigam a se esconder, causando-lhe sofrimento, impedindo-a de lidar com a situação. Quando ela finalmente percebe que pode ser como ela é, sente-se livre e plena (daí vem a necessidade de cantarolar a música “Let It Go” ou “Livre Estou”). Este só é um exemplo das belas mensagens positivas que o filme transmite, e que fazem com que o expectador crie empatia e se identifique com os personagens.

 

10 DISCOS Q+ OUVI:

1. Reflektor – Arcade Fire

2. Days Are Gone – Haim

3. Bangerz – Miley Cyrus

4. Champion – RuPaul

5. Kiss Me Once – Kylie Minogue

6. Artpop – Lady Gaga

7. Laurence Anyways – Trilha do Filme

8. Drive – Trilha do Filme

9. Les Misérables – Trilha do Filme

10. MDNA – Madonna

10 Discos

10 MÚSICAS Q+ ME MARCARAM:

1. Afterlife – Arcade Fire

2. Reflektor – Arcade Fire

3. If I Could Change My Mind – Haim

4. Don’t Save Me – Haim

5. Wrecking Ball – Miley Cyrus

6. A New Error – Moderat

7. Main Event - RuPaul

8. Into The Blue – Kylie Minogue

9. Let’s Turn The Night - RuPaul

10. Artpop – Lady Gaga

 

LISTAS COMPLETAS

 

SÉRIES EM 2014 (14)

American Horror Histoy - 1ª Temporada ***

Looking - 1ª Temporada ***

American Horror Histoy - 2ª Temporada ***

Modern Family - 2ª Temporada ***

American Horror Histoy - 3ª Temporada **

Modern Family - 3ª Temporada ***

Breaking Bad - 3ª Temporada ***

Modern Family - 4ª Temporada ***

Breaking Bad - 4ª Temporada ****

Modern Family - 5ª Temporada ***

Breaking Bad - 5ª Temporada ****

The Office - 9ª Temporada **

Dexter - 8ª Temporada ***

True Detective - 1ª Temporada ***

FILMES EM 2014 (105)

ÓTIMOS (23)

MUITO BONS (27)

Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, O

À Prova de Morte

Beijo da Mulher Aranha, O

Álbum de Família

Clube de Compras Dallas

Além da Fronteira

Como Treinar o Seu Dragão

Bridegroom

Congresso Futurista, O

Ensina-me a Viver

2 Coelhos

Equilibrista, O

12 Anos de Escravidão

Falecida, A

Dzi Croquettes

Gabinete do Dr. Caligari, O

Ela

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Frozen - Uma Aventura Congelante

Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte I

Grande Hotel Budapeste, O

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Homem Duplicado, O

Incêndios

Laranja Mecânica

Interestelar

Madame Satã

Lobo de Wall Street, O

Malévola

Menina Que Roubava Livros, A

Nosferatu

Minha Vida com Liberace

Ondas do Destino

Ninfomaníaca - Vol. 2

Praia do Futuro

Normal Heart, The

Quanto Vale ou É Por Quilo?

Philomena

Relatos Selvagens

Quando Eu Era Vivo

Suspeitos, Os

Rush - No Limite da Emoção

Tom na Fazenda

Sonhos Roubados (2)

 

Terapia de Risco

Trapaça

Walt nos Bastidores de Mary Poppins

BONS (36)

REGULARES (13)

Amantes Eternos

Dama de Vermelho, A

Big Love Story, A

Do Lado de Fora

Boyhood - Da Infância à Juventude

Esposa de Mentirinha

Coincidências do Amor

Gigolô Europeu por Acidente

Como Não Perder Essa Mulher

Labirinto de Kubrick, O

Dumbo

Massacre da Serra Elétrica, O

Espíritos - A Morte Está ao Seu Lado

Mulligans

Grande Beleza, A

Palácio Francês, O

Harry Potter e a Câmara Secreta

Perdoa-me Por Me Traíres

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Perigo Por Encomenda

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

400 Contra 1 - Uma História do Crime Organizado

Hércules

Seleção, A

Jogos Vorazes: Em Chamas

What Happens Next

Laurence Anyways

Lucy

Lugar Onde Tudo Termina, O

PÉSSIMOS (6)

Megamente

Eating Out: Drama Camp

Meninas

Federal

Ninfomaníaca

Interior. Leather Bar.

Noé

Johan

Nova Onda do Imperador, A

Mansome

Obsessão

Segurança Nacional

Pageant

Presente para Helen, Um

Proibido Proibir

Quebrando o Tabu

Rainha Diaba, A

Rango

Robocop

Saint Laurent

Sexo com Amor?

Tá Chovendo Hamburguer

Vai Que Dá Certo

VIPs - Histórias Reais de Um Mentiroso

Woody Allen: Um Documentário

Zuzu Angel

 

 

Peas-2014_thumb3

 

PEÇAS EM 2014 (27)

1. Viúva, Porém Honesta ****

2. Hamlet (Globe Theatre) ****

3. Ópera do Malandro, A ****

4. Hamelete ****

5. Old Woman, The (A Velha) ****

6. Dissecar uma Nevasca ****

7. História do Comunismo Contada aos Doentes Mentais, A **** (4)

8. Bane 2 ****

9. Incêndios ***

10. Incêndios (Globe) ***

11. Plínio à Paris (2) ***

12. Noite de Reis - Unidos Pelo Carnaval ***

13. Chalk Farm ***

14. Volta Para Casa, A ***

15. Ninguém No Plural **

16. Reality (Final) **

17. Rita Lee Mora ao Lado - O Musical **

18. Cineastas **

19. Golgota Picnic **

20. Felizes 30! **

21. Dark Room * (2)

22. Serpente, A -

 

SHOWS EM 2014 (4)

Rosanah (Virada Cultural) 17/05 **

Pixies (Lollapalooza) 06/04 ***

Arcade Fire (Lollapalooza) 06/04 ****

Vampire Weekend (Lollapalooza) 06/04 **

 

LIVROS EM 2014 (5)

Censura em Cena (Cristina Costa) ****

Como As Pessoas Funcionam (Maurício Horta e Otavio Coen) **

História do Comunismo Contada aos Doentes Mentais (Matéi Visniec) ****

Panorama do Teatro Brasileiro (Sábato Magaldi) **

Processo Colaborativo e Experiências de Companhias Teatrais Brasileiras (Stela Fischer) ***

Nenhum comentário: